Pular para o conteúdo principal

Desigualdade e exclusão comprovadas

"O Observatório das Metrópoles/UEM está realizando um minucioso estudo sobre o "Projeto de Requalificação Urbana e Social – Zeis - Santa Felicidade" de autoria da Prefeitura Municipal de Maringá, a ser implementado com recursos do PAC.
Além da análise desse projeto, o Observatório coordenou uma pesquisa domiciliar no bairro com o objetivo de definir o perfil da ocupação residencial atual e projetar, assim, o impacto da intervenção daquele projeto sobre a população.
Os resultados preliminares desse trabalho serão divulgados no dia 27/03, mas os dados levantados comprovam as desigualdade socioespacial presente no processo de ocupação urbana em Maringá, já detectado em estudos anteriores.
A pesquisa realizada no Santa Felicidade mostra, por exemplo, que dentre os entrevistados, 56% daqueles que são proprietários das suas residências foram procurados pela prefeitura e receberam proposta de remoção para outras áreas.
Desse modo, o estudo questiona a quem, realmente, a intervenção prevista beneficiará, já que mais da metade dos moradores do bairro estão sendo intimados a se retirar.
Além disso, a análise do projeto da prefeitura suscita dúvidas a respeito dos critérios utilizados em Maringá para a criação das Zeis - Zonas Especiais de Interesse Social".
. O texto acima me foi enviado por email por Lucimar Moreira Bueno, coordenadora das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base, da Arquidiocese de Maringá. recebi por email

PS: o prefeito Silvio Silvio Magalhães Barros II esteve hoje no seu "horário eleitoral" da hora do almoço e disse que o projeto do Santa Felicidade continua andando e está tudo sobre controle. Que tipo de controle ele não disse. E nem lhe foi perguntado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.