Pular para o conteúdo principal

A LDB , ferida de morte

Conta-me uma atendente que na creche que ela trabalha não existe mais brinquedo pedagógico. E falta cadeirinhas para as crianças. Pior: faltam professoras, o que significa que as creches de Maringá estão em desacordo com a LDB e com a Constituição de 88, que não admitem mais que as creches sejam apenas depósitos de crianças. Elas precisam casar o acolhimento das crianças com projetos pedagógicos. Foi por isso que a gestão passada criou os CMEIs, que nada mais são, do que a soma de crreches e pré-escolas. Isso parece que acabou em Maringá. Voltamos no tempo. No lugar de pedagogas, apenas atendentes, cuja função é evitar que as crianças se machuquem e cuidar da alimentação delas. Neste sentido, Maringá deu vários passos atrás. Com que objetivo, só "deus" sabe.
A propósito, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional é muito clara ao definir as responsabilidades dos municípios em relação à educação infantil. Veja o que diz expressamente o ítem 5 do artigo 11 da Lei 9.394/96:"Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima
dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e
desenvolvimento do ensino".

Mais claro do que isso só o suco de beterraba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?