A palavra férrea, grafada como férria, é um mal menor dessa obra. O problema grave está no atraso, injustificável se considerarmos que uma licitação foi feita , um contrato foi assinado, um cronograma foi estabelecido. A placa do Governo Federal que aparece embaixo denuncia o descaso. Tá lá: início da obra: outubro de 2004; término: janeiro de 2008.
A execução do projeto deveria ocorrer em 40 meses. Significa que se a administração municipal tivesse respeitado o contrato, este da Av. 19 de Dezembro e outros seis viadutos já estariam prontinhos. No entanto, a "competente" administração "cidadã" só terminou o da Avenida Tuiuty.
O atraso de mais de um ano e meio, como já escrevi aqui algumas vezes, foi deliberado. Em 2005 o prefeito recém-empossado Silvio Barros II e seu irmão (e tutor) Ricardo, estiveram na Vega, em Curitiba, esculhambando com oprojeto elaborado por uma das principais empresas do ramo na América do Sul.
Mas claro, o objetivo não era apenas o de desqualificar o traballho dos engenheiros da Vega, não. O que Ricardo pretendia era criar um clima, um pretexto para atrasar o projeto do Novo Centro e depois poder alterá-lo e com isso, buscar mais dinheiro no Ministério das Cidade.
Não sei como a empreiteira vai se comportar com relação ao descumprimento do cronograma, uma vez que não foi ela que deu causa ao atraso. É possível que tenha havido um aditivo, já que não conseguiram refazer tudo. O fato é que, mesmo que os quase R$ 43 milhões da obra tenham vindo a fundo perdido pelas mãos do então prefeito João Ivo Caleffi, alguém vai pagar os prejuízos de mais de 18 meses de atraso.
Não foi por outro motivo que o DNIT— Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, botou pressão para que a obra fosse retomada imediatamente.
Este é um tema recorrente, que estou sempre abordando, dado os verdadeiros motivos do atraso, e mais ainda, devido ao festival de informações inverídicas a respeito do andamento da obra, que a Administração Municipal tem feito veicular.Não sei se o Ministério Público Federal se ocupou disso, mas se não abriu algum tipo de procedimento, já não era sem tempo.
Comentários
Se tem pasto, estão literalmente, cagando e andando para o que acontece ao redor.
O negócio, é ser "amigo " do rei. A eleição, como sempre, se dá pela mentira fajuta. O povo quer pão e circo; quando não tem pão, o circo lhe basta.
Só faltou distribuir perucas, maquiagem e bolinhas vermelhas(não para os CC, "privilegiados" que são; amigos do "rei".).
O povo que se lixe.
Aliás, enviei um comentário no blog de um jornalista pinguço, respondendo ao comentário sobre o dia da Não-Violência, e o capacho não postou o comentário...
A pior violência é a INSTITUCIONAL, praticada por vereadores, prefeitos, deputados, governadores e presidentes moluscos.
Ass: A Preda do Çeu Çapato