Pular para o conteúdo principal

O Caso Lô

O Caso Lô deve correr o mundo. O documentário está sendo feito pelo jovem cineasta Elinton Oliveira, que já coletou vários depoimentos. Vai gravar inclusive, com Paulo Pimentel, governador na época em que os policiais militares Gerson Maia e Demerval Merêncio Bezerra torturaram até a morte o garoto Clodimar Pedrosa Lô.
Lô, de 15 anos, estava começando a trabalhar como serviçal no Palace Hotel, quando foi acusado de roubar dinheiro de um hóspede.Provou-se depois, e o documentário vai mostrar isso, que o viajante das Casas ALô Brasil se equivocou com o sumiço da grana. Clodimar era inocente.
O gerente do Hotel, seu Atílio Farris, chamou a polícia e Clodimar foi levado para a morte pelos dois PMs , chamados em manchete do O Jornal de "Coices de Mula".
Anos depois, o pai do menino, seu Sebastião Pedrosa Lô, que morava no interior do Ceará, veio vingar a morte do filho. Queria matar os policiais e quem denunciara seu menino. Não achou Gerson e nem Demerval. Matou seu Atílio, com seis tiros a queima roupa, em frente as Lojas Arapuã.
Eu estava começando como "foca" do O Jornal e cheguei ao local minutos depois. Seu Atílio ainda estava caído, já morto, todo furado de balas.
O crime de Clodimar causou grande comoção. O de que foi vítima o gerente do Palace, nem tanto, parece que a sociedade se sentia vingada. Um absurdo, mas foi assim.

Elinton busca patrocínio para o documentário, que pelo que já pude ver , será uma produção de qualidade, bem profissional mesmo. Esse foi um episódio que a cidade quiz esquecer, mas a história não deve ignorar, como o cinema nacional não ignorou o Caso dos Irmãos Nave.

Comentários

Anônimo disse…
e onde estão os policiais bandidos?????????????????????
Martins disse…
Eu tinha sete anos na época, lembro-me dos fatos narrados no programa de rádio líder de audiência, conhecido pelo o titulo "Aconteceu". Gostaria de mais informações complementares sobre o caso, por exemplo,quantos anos de cadeia foram condenados os polícias assassinos, provavelmente já faleceram, e Sr.Sebastião faleceu há quanto tempo e o tio de Clodimar ainda vive?

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.