Pular para o conteúdo principal

Silêncio vergonhoso!


As eleições paraguaias continuam fora do noticiário no Brasil e no Continente. Além de antijornalismo puro, o descaso com este processo eleitoral tão importante para a América do Sul, torna arriscada a própria integridade física da principal referência oposicionista do vizinho país, o ex-bispo Fernando Lugo(foto). A última entrevista que li dele foi realizada em dezembro pela Agência Carta Maior e publicada no site Polítika. Ele faz referência a ameaças que sua candidatura e ele pessoalmente, sofrem. O silêncio da mídia latino-americana sobre esse pleito enfraquece a própria luta das forças progressistas paraguaias pela construção de uma verdadeira democracia no país. E isso só será possível com a vitória do ex-bispo, herdeiro da Teologia da Libertação, que há mais de um ano lidera uma mobilização multifacetada contra o governo do Partido Colorado.
A possibilidade da vitória de Lugo incomoda Washington e inquieta a elite paraguaia. Os americanos temem o surgimento de um novo presidente rebelde no continente sul-americano, visto potencialmente como uma espécie de novo “eixo do mal”.
Há por parte do ex-bispo, o temor de fraude das eleições. Ele manifesta também o temor de que as forças ligadas ao Partido Colorado possam gerar um clima de insegurança e violência para não lhe entregar o poder. O fracasso das estratégias montadas para evitar que ele chegue ao Palácio de López , leva Dom Lugo a temer pela própria vida.
O comportamento da imprensa brasileira com relação as eleições no Paraguai é uma vergonha!

Comentários

A imprensa brasileira de um modo geral é uma vergonha, não só em relação à cobertura da eleição paraguaia . Cito como exemplo os jornais de Maringá, Londrina, e até o pequeno e único jornal da minha cidade, que é uma piada.

Emissoras de rádio é uma história a parte, sendo a maioria sendo utilizada para fins políticos.

Hoje, temos um pequeno contraponto, que é a internet, um território livre, onde vários sites e pequenos blogues tratam a notícia com maior seriedade.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.