Pular para o conteúdo principal

Do bálsamo ao álcool gel

A gripe espanhola matou 20 milhões de pessoas e só no Brasil morreram 35 mil em 1918/1919. Os tempos são outros, a evolução da medicina inibe pandemias e apesar dos exageros da mídia com relação a gripe suína, a coisa não é brincadeira. Anuncios de jornais daquela epoca recomendavam:“CUIDADO COM A HESPANHOLA! Use o poderoso antiputrido Bálsamo Santa Helena. Desinfectante analgésico, inimigo do máu cheiro!”
Vale a lembrança de que O presidente Rodrigues Alves, eleito para um segundo mandato, não pôde tomar posse. Morreu de gripe espanhola em 1919.
. Fonte: Blog do Paulo Briguet

PS:E nesses tempos de H1N1 nem é preciso os veículos de comunicação fazer propaganda do álcool gel, porque o produto já desapareceu do mercado. Vi ontem cedo numa loja do centro de Maringá duas comerciárias conversando sobre o via crucis que tiveram que fazer para adquirir o produto. Uma disse: “Andei Maringá inteiro e fui achar o álcool numa mercearia de Paiçandu. Aproveitei e comprei 20”. A outra: “Eu também andei muito e não consegui encontrar nada. Comprei o álcool comum,mas dizem que não serve”. Se tranqüilizou quando a amiga disse que lhe arrumaria dois frascos.
Cá pra nós: está faltando um pouco de bom senso do estado e da mídia, que precisam esclarecer melhor o povo sobre a nova gripe. É tanta informação truncada, que tem gente achando que , ao espirrar , já está com um pé na cova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.