Pular para o conteúdo principal

Um novo livro sobre a guerra que os historiadores não viram

A guerra de Porecatu , que não foi propriamente uma guerra mas um conflito de grande intensidade envolvendo forças policiais do Estado e posseiros nos anos 40, será tema de um novo livro. O assunto foi praticamente ignorado pelos historiadores. Tanto que se perguntarem pra qualquer aluno do ensino médio ou mesmo do superior, ainda que da área de humanas, ninguém saberá nada sobre o assunto.Quase não há bibliografia do episódio. Um dos poucos livros existentes, é de autoria do jornalista Pedro Paulo Filismino (ex-Folha de Londrina) nos anos 80.
Agora vai sair outro, este de maior fôlego e com algum rigor científico, do tambem jornalista Marcelo Oikawa.O PC do B esteve envolvido até a medula no conflito, ao lado dos posseiros , claro. Um dos comunistas que se destacou na Guerra de Poracatu foi o saudoso João Saldanha, o "João sem medo". Lembram dele? Era comentarista de futebol da Rádio Globo , foi técnico da Seleção Brasileira nas eliminatórias de 1969, mas perdeu o cargo para Zagalo em 1970 porque peitou o ditador Médici (o mais duro dos presidentes militares), que queria enfiar o Dadá Maravilha goela abaixo do técnico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.