Pular para o conteúdo principal

Um novo livro sobre a guerra que os historiadores não viram

A guerra de Porecatu , que não foi propriamente uma guerra mas um conflito de grande intensidade envolvendo forças policiais do Estado e posseiros nos anos 40, será tema de um novo livro. O assunto foi praticamente ignorado pelos historiadores. Tanto que se perguntarem pra qualquer aluno do ensino médio ou mesmo do superior, ainda que da área de humanas, ninguém saberá nada sobre o assunto.Quase não há bibliografia do episódio. Um dos poucos livros existentes, é de autoria do jornalista Pedro Paulo Filismino (ex-Folha de Londrina) nos anos 80.
Agora vai sair outro, este de maior fôlego e com algum rigor científico, do tambem jornalista Marcelo Oikawa.O PC do B esteve envolvido até a medula no conflito, ao lado dos posseiros , claro. Um dos comunistas que se destacou na Guerra de Poracatu foi o saudoso João Saldanha, o "João sem medo". Lembram dele? Era comentarista de futebol da Rádio Globo , foi técnico da Seleção Brasileira nas eliminatórias de 1969, mas perdeu o cargo para Zagalo em 1970 porque peitou o ditador Médici (o mais duro dos presidentes militares), que queria enfiar o Dadá Maravilha goela abaixo do técnico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.