Pular para o conteúdo principal

Poeta e cantador



Tive o grande prazer de conhecer pessoalmente neste final de semana o Sr. Júlio Pires Crespo, que há 60 anos mora na mesma casa num sítio em Floriano (distrito de Maringá). Fui lá com o Coordenador da Região Metropolitana, João Ivo Caleffi, que o visita esporadicamente. Lúcido e com uma vitalidade de menino, seu Júlio tem 83 anos e ainda toca e canta como nos bons tempos da dupla sertaneja Crespo e Crespim, que fez muito sucesso na década de 60 com apresentações semanais nos programas Tarde Serteneja e Maringá se Diverte, da Rádio Cultura AM. Eram programas apresentados por Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que ainda brinda Maringá com sua voz forte na intrpretação de belos poemas de Catulo da Paixão Cearense.
Seu Júlio Pires é um craque da viola, que sola com habilidade pra Almir Sater nenhum botar defeito. Sola e canta, canções de sua própria autoria e grandes sucessos nacionais de duplas impagáveis como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, entre outras.
Conhecer esse pioneiro extraordinário é um privilégio. Até me atrevi a fazer um rápido dueto com ele. Conversamois muito sobre os programas sertanejos da Rádio Cultura, falamos do Nhô Juca, de seu Zico Borghi. Eu era garoto quando Crespo e Crespim tiniam viola e violão no auditório da Cultura, quando Lenço Branco e Desengano soltavam suas vozes afinadas , ensaiando nos corredores. Bons tempos. Ainda temos muito que conversar, seu Júlio.

Comentários

Anônimo disse…
É Messias, como você, também tive esse previlégio e, confesso que me senti meio deslocado quando tentei duetar com essa fera. Ele é o verdadeiro exemplo de ser humano, um dos poucos maringaenses que verdadeiramente merecem um título de cidadão benemerito de Maringá.
Anônimo disse…
EEEEita Messias, que saudosismo.

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema