Acontece neste exato momento uma reunião com coordenadores da chapa Manda Brasa, que no próximo domingo disputa o comando do PMDB maringaense. Tem de tudo na reunião; o que menos tem é peemedebista.
À reunião, que acontece na sala que serviu de comitê eleitoral dos deputados Ricardo e Cida Barros (PP) na eleição passada, no Novo Centro, estão presentes, entre outros, vários secretários municipais (como Antonio Carlos Nardi, da Saúde, até então apolítico), o chefe do Procon, Valdir Pignata (PP), ocupantes de cargos de confiança da administração, Hércules Ananias de Souza (PSD) e outros menos cotados. A maioria absoluta é gente da prefeitura e pertencente a outros partidos, mas há sim gente filiada ao PMDB, como a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, e Wanderlei Enami, ex-integrante da executiva municipal.
Postado por Angelo Rigon
Meu comentário: nos considerados grandes partidos, eleições internas sempre agitam o cenários políticos - nacional, se for eleições nacionais; estaduais, se o pleito for dos diretórios regionais e municipais , caso as disputas sejam nas paróquias, como acontece agora com o PMDB de Maringá. Mas não acredito que uma disputa interna tenha envolvido tantas pessoas estranhas ao meio como esta. Legalmente a chapa " Manda Brasa" , de clara oposição ao próprio PMDB, é formada por filiados. Mas o esquema de campanha é pilotado por quem não tem nada a ver com o partido. Qualquer cidadão, do flanelinha ao analista, sabe que a tal chapa de oposição tem o objetivo claro de jogar no colo da família Barros o partido que maior tempo de televisão terá em 2008. Já relembrei aqui a convenção do PMDB em 1992, quando o então prefeito Ricardo Barros comandou a chapa liderada por Noboru Yamamoto, para evitar que Said Ferreira fosse candidato a prefeito naquele ano. Não deu deu certo. Said disputou e se elegeu. A motivação de agora é formar um arco de alianças tão poderoso, que garanta praticamente uma nomeação do atual prefeito para o segundo mandato. Até o simpático "Baianinho" sabe disso.
A propósito, qual será o suco servido nas reuniões noturnas do Novo Centro? Maracujá? Uva? Manga? Não crteio.
Comentários