Pular para o conteúdo principal

Poeta e cantador



Tive o grande prazer de conhecer pessoalmente neste final de semana o Sr. Júlio Pires Crespo, que há 60 anos mora na mesma casa num sítio em Floriano (distrito de Maringá). Fui lá com o Coordenador da Região Metropolitana, João Ivo Caleffi, que o visita esporadicamente. Lúcido e com uma vitalidade de menino, seu Júlio tem 83 anos e ainda toca e canta como nos bons tempos da dupla sertaneja Crespo e Crespim, que fez muito sucesso na década de 60 com apresentações semanais nos programas Tarde Serteneja e Maringá se Diverte, da Rádio Cultura AM. Eram programas apresentados por Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que ainda brinda Maringá com sua voz forte na intrpretação de belos poemas de Catulo da Paixão Cearense.
Seu Júlio Pires é um craque da viola, que sola com habilidade pra Almir Sater nenhum botar defeito. Sola e canta, canções de sua própria autoria e grandes sucessos nacionais de duplas impagáveis como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, entre outras.
Conhecer esse pioneiro extraordinário é um privilégio. Até me atrevi a fazer um rápido dueto com ele. Conversamois muito sobre os programas sertanejos da Rádio Cultura, falamos do Nhô Juca, de seu Zico Borghi. Eu era garoto quando Crespo e Crespim tiniam viola e violão no auditório da Cultura, quando Lenço Branco e Desengano soltavam suas vozes afinadas , ensaiando nos corredores. Bons tempos. Ainda temos muito que conversar, seu Júlio.

Comentários

Anônimo disse…
É Messias, como você, também tive esse previlégio e, confesso que me senti meio deslocado quando tentei duetar com essa fera. Ele é o verdadeiro exemplo de ser humano, um dos poucos maringaenses que verdadeiramente merecem um título de cidadão benemerito de Maringá.
Anônimo disse…
EEEEita Messias, que saudosismo.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.