Pular para o conteúdo principal

Verdade histórica

João Goulart
Derrubado pela CIA, agora os arquivos da própria CIA confirmam o golpe. E "revelam" os americanos como golpistas.
Os arquivos da CIA, que foram abertos agora, não trazem muita novidade. O que contam sobre o golpe de 64 "todos já sabiam há muito tempo". Na verdade, o que saiu é um libelo (ou vingança?) contra Vernon Walters, o poliglota que ajudou em vários golpes pelo mundo. E contra Lincoln Gordon, que chegou aqui tido como "brilhante professor de Harvard" e saiu como simples golpista.

Antes do golpe, Lincoln Gordon obteve duas vitórias, embora contraditórias. Chegou a ganhar a admiração de muitos personagens que se diziam de esquerda, mas se arrojavam aos pés do professor.

Depois, em parceria com o doutor Roberto Marinho (com quem se ligou indissoluvelmente), vetou o nome de Leonel Brizola para ministro da Fazenda. Textual para o presidente: "Se você nomear o Brizola ministro da Fazenda, não termina o mandato".

Jango não nomeou e não terminou. Os arquivos da CIA talvez prestem um serviço à Justiça: concedam a indenização que está sendo pedida, muito justamente, pela família do ex-presidente.

(Hélio Fernandes - Tribuna da Imprensa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.