Pular para o conteúdo principal

Verdade histórica

João Goulart
Derrubado pela CIA, agora os arquivos da própria CIA confirmam o golpe. E "revelam" os americanos como golpistas.
Os arquivos da CIA, que foram abertos agora, não trazem muita novidade. O que contam sobre o golpe de 64 "todos já sabiam há muito tempo". Na verdade, o que saiu é um libelo (ou vingança?) contra Vernon Walters, o poliglota que ajudou em vários golpes pelo mundo. E contra Lincoln Gordon, que chegou aqui tido como "brilhante professor de Harvard" e saiu como simples golpista.

Antes do golpe, Lincoln Gordon obteve duas vitórias, embora contraditórias. Chegou a ganhar a admiração de muitos personagens que se diziam de esquerda, mas se arrojavam aos pés do professor.

Depois, em parceria com o doutor Roberto Marinho (com quem se ligou indissoluvelmente), vetou o nome de Leonel Brizola para ministro da Fazenda. Textual para o presidente: "Se você nomear o Brizola ministro da Fazenda, não termina o mandato".

Jango não nomeou e não terminou. Os arquivos da CIA talvez prestem um serviço à Justiça: concedam a indenização que está sendo pedida, muito justamente, pela família do ex-presidente.

(Hélio Fernandes - Tribuna da Imprensa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.