Pular para o conteúdo principal

Biopuster e "coopergatos"

"Tendo em vista que a operação da Biopuster exige uma quantidade mínima de lixo in natura de 7000 toneladas por mês, para que exista viabilidade econômica, [...] poderá haver a inviabilidade e o fechamento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Maringá, Sarandi, Paiçandu e região, em função da falta de material”.

Tal preocupação é manifestada pela Unitrabalho que, em nota de protesto contra este consórcio, adverte para a possibilidade concreta de grandes prejuízos ao processo de educação ambiental da população e às cooperativas de reciclagem.
Diz a Unitrabalho que poderá haver "precarização das condições de trabalho, pois caberá à empresa Consórcio Biopuster a contratação de trabalhadores das próprias cooperativas de Maringá para separação do lixo orgânico do material reciclável, em contraposição ao princípio da autogestão. Proporcionará a perda da autonomia na comercialização dos recicláveis, por parte das cooperativas, com a drástica redução do material reciclável disponível. Desse modo, as cooperativas constituídas tornam-se fraudulentas, e correm o risco de cair na ilegalidade, atuando como “coopergatos”.
PS: é por essas e outras que o Biopuster pode ser um BIOembuste .
A nota de protesto da Unitrabalho está no site da UEM.

Comentários

chico santos disse…
seu blog foi adicionado a lista de parceiros do meu :D

adicione o nosso !

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.