Pular para o conteúdo principal

Reflexões de café expresso

Conversei hoje de manhã com oprofessor Sidney Munhoz, da UEM. Nos encontramos no Café Cremoso e entre um gole e outro de um delicioso café expresso, conspiramos contra o sistema capitalista, lembrando por exemplo, que os bancos centrais dos Estados Unidos , da União Européia e do Japão, injetaram dia desses 300 bilhões de dólares no mercado financeiro para salvar o capitalismo da besteira que capitalistas americanos andaram fazendo. Chegou-se a temer por uma nova crack de 29. E a pergunta que para mim não quer calar é essa: por que será que os neoliberais falam tanto em estado mínimo, lutam tanto para tirar o poder regulador do estado e nessas horas acabam se valendo do dinheiro público para salvar o sistema?
Prefiro acreditar naquela análise, quase profética, de Lênin, segundo a qual, ninguém precisará derrubar o sistema capitalista,pois ele cairá por si só, se autoimplodirá.
Para não dizerem que não falei das flores: sobre o socialismo, que também não deu certo, lembro uma avaliação precisa do saudoso Betinho (Hebert de Souza), ao dizer numa entrevista, porque achava que o socialismo fez água:"O problema é que as revoluções que tivemos , por exemplo, na China, na Rússia e mesmo em Cuba, priorizaram a igualdade no acesso aos bens de consumo e deixaram de lado a liberdade. Eis aí a grande distorção".
Voltando um pouco à nossa SOCIOLOGIA DE BOTEQUIM, o professor Sidney lembra o criador da macroeconomia,um tal de John Maynard Keynes. Hoje, quando precisa de um socorro, essa escória , que vive oxigenando o processo de miserabilização nos países periféricos ,busca inspiração naquele que chamavam de cão sarnento. Êta gente ordinária, sô!

Comentários

Anônimo disse…
Puxa! Gostaria de ter ido junto.

Bjus
Marta
Anônimo disse…
Messias, dizer que o socialismo não deu certo é confundir o gênero com a espécie. Não deu certo na URSS, porque na China, ele (o comunismo) mostra sua força. Lá não é preciso o Estado injetar 300 bilhões de dólares para a economia não quebrar. Agora, não cometa um erro ainda maior de achar que a China só deu certo, porque virou capitalista.

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.