Pular para o conteúdo principal

Clima de fraude e tensão no Paraguai

"O medo de que a eleição presidencial do Paraguai não decorra de forma lícita ainda paira sobre a capital Assunção a menos de 48 horas do início da votação. Na manhã desta sexta-feira, a chefe da missão de observadores internacionais enviados ao país pela OEA (Organização de Estados Americanos), Maria Emma Mejía, se reuniu com o presidente Nicanor Duarte Frutos, para garantir a fiscalização do pleito deste domingo".
Meu comentário: o presidente Nicanor Duarte luta desesperadamente para eleger sua candidata Blanca Ovelar, garantindo a continuidade do Partido Colorado (do ex-ditador Stroessnes) no poder. O medo da elite paraguaia é a eleição do ex-bispo Fernando Lugo, líder das pesquisas.
Chegaram a divulgar ameaça de bomba no hotel onde se hospeda a missão da OEA. Segundo
uma enviada especial da UOL à capital paraguaia, "antes da reunião com o presidente paraguaio, a diplomata e o grupo de observadores da OEA foram surpreendidos pela evacuação do hotel "La Misión", depois de uma ameaça de bomba. Perto das 8h30, uma chamada anônima denunciou a possível existência de explosivos. Autoridades do hotel informaram imediatamente a Polícia Nacional e agentes especializados constataram que se tratava de um falso alarme".
No começo da semana o Partido Colorado andou divulgando que Lugo estaria mancumunado com terroristas para provocar explosões em vários pontos do país.
O terrorismo mesmo é o dos aliados de Blanca, que tentam desesperadamente deter o ex-bispo com esse tipo de denúncia. O episódio da evacuação do hotel deu muito na cara. E parece muito claro qual é o lado que pode fraudar o pleito.
Em tempo: não me conformo com a omissão da imprensa brasileira com relação a este pleito, que é sem dúvida, um dos fatos jornalísticos mais importantes da América do Sul este ano. Ontem por exemplo, o Jornal Nacional dedicou um espaço exagerado às primárias dos Estados Unidos e não deu sequer uma nota pelada sobre as eleições de depois de amanhã no Paraguai.
Isto é ou não é uma vergonha?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Vergonha! Vergonha! Vergonha

  Até o Tonho da Lua recebeu com loas a deputada neonazista da Alemanha, celebrada no Palácio do Planalto pelo presidente Bolsonaro. A neta do ministro das finanças de Hitler, que não é recebida por chefes de estado sério em lugar nenhum do mundo, aqui teve até tapete vermelho pra pisar e abraços apertados, sem máscara, sem pudor e sem vergonha.