Pular para o conteúdo principal

Bastidores de uma convenção....

. O clima ontem na Câmara era de guerra. Até troca de sopapos houve (John x Dr. Vieira). A participação da família Barros no partido alheio estava explícita desde o lançamento da chapa "Manda Brasa" , que ficou adequadamente batizada de "Manda Barros". Mas durante a convenção a coisa ficou escancarada pra valer. A começar pela presença ostensiva de assessores diretos do prefeito Silvio Barros II, caso por exemplo, do Mário Alexandre, eminência parda da administração municipal.

. A estrutura de campanha da "Manda Barros" era coisa de cinema. Tinha até um batalhão de homens parrudos , fazendo a segurança. Um deles, que não quiz se identificar mas que é muito conhecido por ser guarda de uma agência da Caixa Econômica Federal, deixou escapar que o contratante teria sido o presidente da Câmara John Alves.

. O deputado federal Odílio Balbinotti, que presidia a Convenção, na condição de presidente provisório do PMDB local, perdeu a calma num certo momento, quando percebeu que havia alguém com um gravador ligado próximo à sua boca. Falou cobras e lagartos, colocou o sujeito pra correr. Segundo informações obtidas pelo pessoal da chapa vencedora, o "araponga" seria CC na Prefeitura, atuando muito próximo do gabinete do prefeito.
. Terminada a votação, os comandantes da chapa de oposição ao PMDB pareciam não acreditar no resultado. "Não é possível, com a estrutura que montamos era pra dar de goleada". Teve gente chorando pelos cantos, perplexa com os 588 a 499 pró crispim.
. A insistência do engenheiro Wanderlei de Oliveira Ernani e fazer parte da executiva inviabilizou uma composição para a formação de executiva. O pessoal do Crispim não queria nem o Wanderlei e nem o médico Antônio Carlos Pupulim, que eram chamados permanentemente de traíras. Diante disso, a chapa Requião ficou com toda a executiva, õu seja, fez cabelo e barba.
. O detalhe interessante dessa convenção é que o deputado Odílio Balbinotti decidiu fazer vogtação aberta, uma precaução exigida por Crispim, para reduzir os riscos de trairagem. Se a votação fosse secreta, talvez o resultado tivesse sido outro. Uma das peemedebistas que gostou de declarar o voto foi a professora Adaleide Colombari, chefe do Núcleo Regional da Edução, pois sobre ela pesavam algumas desconfianças de peemedebistas históricos. Ela fez questão de declinar seu voto em alto e bom som, para que não pairasse nenhuma dúvida sobre sua posição.

A convenção do PMDB foi portanto, uma vitória do própio PMDB, gostem ou não do Crispim. E tem muita gente que tem sérias restrições a ele, principalmente por estar Humberto Cristpim de Araújo dominando o diretório municipal há tanto tempo. Havia saído, devido àquela intervenção que conduziu o então reitor da UEM Gilberto Pavanelli ao papel de interventor. Pavanelli foi um dos que aderiu à chapa "Manda Barros".

A propósito de Crispim, aproveito o momento para reproduzir duas notas do Angelo Rigon, que achei interessante:

Uma nova derrota

" Uma vez escrevi que Umberto Crispim merecia uma estátua em praça pública por ter impedido que o PMDB fosse entrega à deputada estadual Cida Barros. Pois agora acho que merecia duas estátuas.
Crispim impediu novamente que o PMDB fosse entregue aos Barros, e desta vez enfrentando a máquina - aliás, duas, a do Legislativo e a do Executivo. Por isso a vitória da chapa Governador Requião surpreendeu os comandantes da chapa Manda Brasa: estava tudo certo para que o rolo compressor acabasse com o velho PMDB. Quando saiu o resultado, um dos líderes da chapa derrotada não escondeu a decepção: "Com essa estrutura, era para termos ganhado de goleada".
Do motorista ao ocupante de CC-1, da câmara e da prefeitura, quase toda a estrutura oficial foi usada para tirar o PMDB dos peemedebistas e entregá-lo ao condomínio partidário da família. É a truculência do poder, que acabou vencida por uma resistência que, na mesma proporção que diminui de tamanho, se torna mais ranheta.
Ricardo Barros conheceu hoje uma nova derrota contra o PMDB; Crispim, uma nova vitória.

A nota "No Piauí" foi publicada aqui em dezembro, mas vale repeteco:
Separados na política, unidos pelo destino no Piauí. A fazenda do deputado Ricardo Barros (PP) chama-se Economiza e fica em Baixa Grande do Ribeiro, a 349 quilômetros de Simplício Mendes, terra natal do peemedebista Umberto Crispim. As terras ficam a 1.869 quilômetros de Maringá"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.