Pular para o conteúdo principal

Juca, em “o dia que Edson traiu Pelé”

 

O jornalista Juca Kfouri conta em uma entrevista, ora no Youtub, que certa feita bateu boca com Pelé, seu grande amigo e de quem escrevia uma biografia. Tudo por causa de um acordo espúrio que o rei havia feito com a cartolagem do futebol brasileiro. A discussão começou quando Pelé detalhou o acordo e Juca, muito contrariado, reagiu com aquela ironia que lhe é característica: “Olha aqui rei, acabo de alinhavar na cabeça um novo capítulo para o livro. E já tenho até o título. Escuta só: O dia em que Edson traiu Pelé”. Claro, Pelé não gostou e o leite azedou. Resultado: o livro parou por aí. Tempos depois, Pelé procurou Juca para se desculpar, reconheceu o erro mas achou que para a circunstância em que o acordo se deu, o que fez era certo. Os dois reataram.

Juca, entre elogios a Pelé e algumas críticas a Edson, lembrou do dia em que estava na casa do rei do futebol e ele recebeu uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, convidando-o para um café e um bate-papo na Casa Branca. Pelé resistiu à insistência do presidente da nação mais poderosa do planeta, mas Clinton não desistiu do papo que gostaria de ter, amiúde, com o astro do esporte bretão. Quando ele veio ao Brasil, os dois se encontraram na Favela da Rocinha, onde mais do que papo, bateram uma bola. Um bolão, aliás.

O surpreendente em Pelé, é a humildade que Juca disse que ele sempre teve, apesar de ser a personalidade mais conhecida e admirada do mundo. Cheio de contradições, como todo ser humano, o cidadão Edson Arantes do Nascimento tinha às vezes, momentos de conduta ética reprováveis. Mas não dá para deixar de reconhecer gestos como este, narrado por Juca Kfouri: “Certo dia ele me pediu para marcar uma audiência com o arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Dei o telefone da arquidiocese pra ele e disse que bastava ele ligar, que Dom Paulo se ofereceria, e com muito prazer, para conversar com o rei Pelé, fosse onde fosse. Mas Pelé fez questão que eu marcasse e ele queria que Dom Paulo definisse dia, hora e local. E deixava claro todo o respeito que tinha por sua excelência reverendíssima”.

O fato concreto é que Juca não terminou a biografia, entregou o que já tinha escrito ao próprio Pelé e se recusou a terminar o livro, pela simples razão de que Pelé não queria ver eternizado nas páginas de um livro biográfico o lado sombrio do Edson. Juca pôs um ponto final na história: “Então rei, continuemos amigos, mas assim não aceito biografá-lo. Grande Juca!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.