"Acredito que a imprensa maringaense vai esperar ocorrer mortes nas filas de atendimento do SAS/SAMA(Edifício Aspen Park - 17ª andar) para noticiar os absurdos que lá estão ocorrendo!
Desde janeiro há filas enormes e uma demora considerável para agendamento de consultas especializadas e atendimento nos consultórios. Isso porque os Consultórios que funcionam no Centro Médico do 17º andar do Aspen Park Trade Center passaram a atender, além dos cerca de 40.000 beneficiários do SAS na Região (funcionários do Governo do Estado), também os cerca de 20.000 usuários da antiga Capsema(funcionários da Prefeitura de Maringá).
Para marcar consulta com um Clínico Geral a demora chega a mais de 20 dias, sendo que nos postos de saúde do município esta demora é de cerca de 1 semana (o que já é muito). Já para endocrinologista, a paciência tem que ser ainda maior - são cerca de 7 meses de espera.
Isto poderá ocasionar um inchaço do SUS (postos desaúde), visto que alguns funcionários - principalmente da prefeitura - estão dispostos a procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que já não conseguem atender a demanda de usuários que possui.
Isso é preocupante, minha gente. Sem contar que não sabemos ao certo a origem da verba destinada ao pagamento destes "planos de saúde" dos funcionários públicos do estado e do município. Sabemos que édinheiro público (de todos), sendo aplicado para atendimento de uma população específica. Se o Sus funcionasse como deveria, talvez não precisasse deplano de saúde para estes servidores. Quando a Capsema ainda existia parte deste valor era descontado do salário do servidor.
E agora? Quem paga a conta? Várias perguntas, poucas respostas.
Quem pode fazer algo, por favor faça!
Luiz Fernando Rodrigues
Pastoral da Juventude / Conselho Municipal de Saúde de Maringá
Postado por Luiz Fernando Rodrigues
. Esta denúncia-desabafo saiu no blog Fé e Política
Desde janeiro há filas enormes e uma demora considerável para agendamento de consultas especializadas e atendimento nos consultórios. Isso porque os Consultórios que funcionam no Centro Médico do 17º andar do Aspen Park Trade Center passaram a atender, além dos cerca de 40.000 beneficiários do SAS na Região (funcionários do Governo do Estado), também os cerca de 20.000 usuários da antiga Capsema(funcionários da Prefeitura de Maringá).
Para marcar consulta com um Clínico Geral a demora chega a mais de 20 dias, sendo que nos postos de saúde do município esta demora é de cerca de 1 semana (o que já é muito). Já para endocrinologista, a paciência tem que ser ainda maior - são cerca de 7 meses de espera.
Isto poderá ocasionar um inchaço do SUS (postos desaúde), visto que alguns funcionários - principalmente da prefeitura - estão dispostos a procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que já não conseguem atender a demanda de usuários que possui.
Isso é preocupante, minha gente. Sem contar que não sabemos ao certo a origem da verba destinada ao pagamento destes "planos de saúde" dos funcionários públicos do estado e do município. Sabemos que édinheiro público (de todos), sendo aplicado para atendimento de uma população específica. Se o Sus funcionasse como deveria, talvez não precisasse deplano de saúde para estes servidores. Quando a Capsema ainda existia parte deste valor era descontado do salário do servidor.
E agora? Quem paga a conta? Várias perguntas, poucas respostas.
Quem pode fazer algo, por favor faça!
Luiz Fernando Rodrigues
Pastoral da Juventude / Conselho Municipal de Saúde de Maringá
Postado por Luiz Fernando Rodrigues
. Esta denúncia-desabafo saiu no blog Fé e Política
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