Pular para o conteúdo principal

Feriado de Zumbi ficou pra terça

Ficou pra terça-feira a votação do veto do prefeito Silvio Barros II ao feriado da consciência negra. A base aliada, claro, vai aceitar o veto, já determinado pela Acim,o nosso segundo poder municipal. O vereador Humberto Henrique, autor da proposta, já provou por A mais B que o argumento da insconstitucionalidade é rizível, principalmente porque o prefeito pode decretar até 4 feriados municipais por ano e Maringá não preencheu esta cota.
Mais uma vez a administração municipal se respalda em argumentos econômicos para justificar o seu desprezo pela história e pela cultura. Vale a lembrança de que o 20 de novembro é feriado em vários municípios brasileiros, inclusive São Paulo, o maior centro financeiro do país.
O feriado de homenagem a Zombi dos Palmares, como símbolo maior da resistência à escravidão no Brasil, é lei em nada menos que 350 cidades, a maioria delas nos estados de Mato Grosso e São Paulo.
Outra capital que também homenageia Zumbi é Florianópolis, onde certamente o respeito à história não vê como prejuízo financeiro o fato do comércio fechar em 20 de novembro.
Que tal atentarmos para o detalhe de que o feriado não significa prejuízo para o comércio, visto que o consumidor não deixa de comprar, mas apenas adia a data da compra?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?