Pular para o conteúdo principal

Maringá em tempo de apartheid

"As casas do PAC Santa Felicidade, em áreas originalmente destinadas a equipamentos públicos, continuam sendo levantadas em Maringá. Em alguns casos, como na Gleba Ribeirão Morangueiro, com a presença constante de pessoas armadas, que vigiam as obras.
A polícia não tem interesse em investigar a origem e a legalidade das armas, que podem disparar contra os moradores que estão tendo seus bairros invadidos pela ganância da administração municipal, apelidada "tudo por dinheiro" - dinheiro da União, abençoado por Dilma e Lula".

. Do blog do Rigon

PS: Tirar os moradores do Santa Felicidade na base da "livre e espontânea pressão" é um absurdo. E esse desatino da "administração cidadã" vem sendo denunciado desde que a farsa do projeto do "desfavelamento da Maringá sem favelas" começou. De lá pra cá, a situação se agravou, pois além de erradicar o bairro criado nos anos 70 pelo prefeito Silvio Barros I e consolidado mais tarde por um programa de desfavelamento do prefeito Said Ferreira, Silvio Barros II semeia vento nos bairros de Maringá, expondo os moradores do Santa Felicidade a um verdadeiro clima de segregação social.
Não é possível que a cidade vá se calar diante de tamanha aberração. A mídia tradicional está calada diante do apartheid de fundo de quintal que estão gestando
no Paço. Um Observatório, que não é o Social, mas o das Metrópoles, está atento ao problema e tem chamado a atenção da sociedade local com frequência. Mas por enquanto, a professora Ana Lúcia Rodrigues e alguns blogs (caso desse e do Rigon ) têm pregado no deserto. Não sei se o Ministério Público anda fazendo alguma coisa a esse respeito, mas se não anda já passou da hora de entrar na briga, como defensor da população. A igreja católica esteve presente no início da discussão, mas parece ter recolhido o trem de pouso. Lembro da manifestação do último primeiro de maio, quando até o arcebispo Dom Anuar Batisti esteve na quadra do Santa Felicidade se integrando ao coro dos descontentes. E a OAB? Cadê a outrora e aguerrida entidade defensora dos direitos do cidadão e da cidadania? Bons tempos aqueles do presidente Lélis Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?