"O livro que Chavez deu a Obama “As veias abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano , é antigo. Eu o li há muito tempo. Nada demais, pois Lula disse na cúpula das Américas que o tinha lido “ha´muitas décadas” .A obra que retrata séculos de exploração do imperialismo norte-americano é de 1971 e considerada por muitos , ultrapassada.
Chavez não tinha nada mais atual para sugerir como leitura , ao Presidente OBAMA ? Ou o seu objetivo não revelado foi outro ?".
. Do blog do senador Álvaro Dias
PS: O senador deve ter se esquecido do que leu, pois o livro continua atualíssimo. Foi um presente adequado, embora o maior explorador do continente não tenha sido os Estados Unidos e sim a Espanha e , em menor escala, a Inglaterra. Trata-se, na verdade, de leitura obrigatória à compreensão da nossa realidade, com seus paradoxos e contradições. É uma obra essencial para a compreensão histórica do imperialismo, em suas várias fases e formas. Em linguagem fácil, Galeano vai fundo na relação colonizadores x colonizados, mas sempre enfocando a colônia do ponto de vista de quem apanhou, ao contrário da história oficial, cujo olhar é , invariavelmente, o de quem bateu.
Obama, que certamente conhece bem essa história, vai ler num só fôlego (ou reler, quem sabe?) o presente do bolivariano Chaves.
Comentários