Pular para o conteúdo principal

Não senador, o presente foi adequado!


"O livro que Chavez deu a Obama “As veias abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano , é antigo. Eu o li há muito tempo. Nada demais, pois Lula disse na cúpula das Américas que o tinha lido “ha´muitas décadas” .A obra que retrata séculos de exploração do imperialismo norte-americano é de 1971 e considerada por muitos , ultrapassada.
Chavez não tinha nada mais atual para sugerir como leitura , ao Presidente OBAMA ? Ou o seu objetivo não revelado foi outro ?".

. Do blog do senador Álvaro Dias

PS: O senador deve ter se esquecido do que leu, pois o livro continua atualíssimo. Foi um presente adequado, embora o maior explorador do continente não tenha sido os Estados Unidos e sim a Espanha e , em menor escala, a Inglaterra. Trata-se, na verdade, de leitura obrigatória à compreensão da nossa realidade, com seus paradoxos e contradições. É uma obra essencial para a compreensão histórica do imperialismo, em suas várias fases e formas. Em linguagem fácil, Galeano vai fundo na relação colonizadores x colonizados, mas sempre enfocando a colônia do ponto de vista de quem apanhou, ao contrário da história oficial, cujo olhar é , invariavelmente, o de quem bateu.
Obama, que certamente conhece bem essa história, vai ler num só fôlego (ou reler, quem sabe?) o presente do bolivariano Chaves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

Adeus, amigo Frank

  Morreu hoje de manhã o empresário e jornalista Frank Silva, dono do O Diário, que infelizmente foi à falência há pouco mais de um ano. Frank estava há 20 dias internado no Hospital Maringá, onde tratava de um câncer. Nos deixou aos 78 anos de idade. Meus sentimentos à família . Frank fazia parte da história da cidade, como cidadão e como empresário da comunicação. Que Deus o tenha em bom lugar.