Pular para o conteúdo principal

O Brasil se autodepura

A presença do ministro Gilmar Mendes na presidência do STF está criando uma situação inédita no Brasil. Pela primeira vez na história da justiça brasileira, a sociedade expressa nas ruas o seu descontentamento com a suprema corte, nunca antes tão questionada.
O episódio do bate-boca entre os ministros Mendes e Barbosa tem repercussão jamais imaginada. Vide protestos de ex-estudantes da UNB ontem na frente do STF contra Mendes e de apoiamento a Barbosa.
Durante o protesto os manifestantes taxaram como “absurdo” o fato de ministros trabalharem para a escola de Mendes. O professor de Ciência Política, João Francisco Araújo Maria, disse que um movimento nacional está sendo organizado para protestar contra uma suposta “vocação autoritária de Gilmar Mendes”.

Pode apostar: vai crescer nas ruas, principalmente das capitais, o movimento pelo impeachment do presidente do STF.
Isso é bom ou ruim? Acho que é auspicioso, dialeticamente falando.Claro, é um processo demorado e dolorido, mas fatos como este são importantes no processo de autodepuração que o país vive.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.

O fala rasa

  Sérgio Moro deu entrevista à CNN e mostrou-se despreparado e por fora de tudo quando foi instado sobre problemas sociais. Não consegue se aprofundar em nada, não vai além do senso comum, seja qual for o tema abordado. Ele só não é tão raso quanto seu ex-chefe Bolsonaro, mas consegue ser pior do que o cabo Daciolo. O papo do ex-juiz tem a profundidade de um pires. Essa é a terceira via que a Globo e certos setores da elite e da classe média metida a besta defendem?