Pular para o conteúdo principal

Protógenes, a CPI, a mídia e o jogo da verdade


Na CPI dos grampos agora a tarde o presidente Itagiba tentou de todo jeito colocar o delegado Protógenes Queiroz em maus lençóis. Mas, protegido por um habeas corpus do Supremo, o comandante da Operação Satiagraha calou-se, respondendo quase nada do que lhe perguntavam. Seu comportamento justificava-se porque o presidente da CPI queria fazer do delegado o réu do processo, quando na verdade ele foi o investigador. E graças ao resultado da Satagraha, o banqueiro Daniel Dantas foi condenado e chegou a calçar um par de algemas.
Mas se Prototógenes calou-se, o deputado Chico Alencar (Psol) detonou o deputado carióca Marcelo Itagila. Entre outras coisas, Alencar demonstrou que a tentativa de Itagiba de exibir um power point tinha o objetivo indisfarçável de coagir o delegado. E mais:" O sócio de Dantas financiou campanha de Itagiba".

Mas do pouco que falou, o delegado da Polícia Federal pode demonstrar que a CPI tentava incriminá-lo. Enfim, Protógenes escancarou os objetivos de Itagiba, que alguns blogueiros como Ricardo Noblat, Paulo Henrique Amorim, Carlos Azenha e Luis Nassif não tem dúvida ter fortes ligações com o governador de São Paulo José Serra que, por sua vez, teria algo a ver com Dantas.
O depoimento segue, assistido pelo presidente do Senado José Sarney e pelo senador Pedro Simon, que se dispôs, ao lado de Suplicy, a blindar Protógenes contra os que querem desqualificá-lo para esvaziar os efeitos devastadores da Operação Satiagraha.
Outro que também atuou na defesa da Operação foi o carióca Biscaia, que fez o presidente da CPI admitir que Protógenes estava alí como testemunha e não como réu.
Pois é, o presidente da CPI estaria fazendo tudo para evitar que o maior suspeito, o verdadeiro réu, que é o banqueiro Daniel Dantas, não seja convocado a depor. É mole ou quer mais?
Estou curioso mesmo é pra ver qual será o tratamento jornalístico que o Jornal Nacional dará ao depoimento do delegado Protógenes na CPI dos Grampos. Alguém tem dúvidas de que a verdade vai apanhar de chicote nas vozes de Willian Bonner e Fátima Bernardes?










.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.