Pular para o conteúdo principal

"Japonês achacador, ditador,picareta..."

Willy Taguchi está, com razão, indignado com a maneira discriminatória com que tem sido tratado por anônimos que usam a questão étnica para atacá-lo, convenhamos, de forma vil.
Taguchi escreve em seu blog:"Embora eu já tivesse ouvido estas expressões a meu respeito, continuam me chegando informações de mais de um interlocutor com estas mesmas adjetivações, no que parece ser uma ação sistemática. Homem com atuação política, entendo, compreendo e também faço minhas avaliações pessoais a respeito de homens públicos.
De todas, apenas a adjetivação étnica me incomoda, me soa discriminatória. Sou brasileiro, paranaense e maringaense, descendente de uma etnia cujos valores culturais e éticos procuro passar aos meus filhos,na esperança que eles possam aproveitá-los na construção de uma sociedade melhor para todos nós.
Carecas, alemães, brancos, negros, índios, somos todos brasileiros".

PS: Willy Taguchi, filho do velho Kazumi, vereador de muitos mandatos, foi vice do prefeito Ricardo Barros , com quem rompeu politicamente mais tarde. Não importa a sua coloração ideológica, mas o tenho como um democrata, até prova em contrário, um cidadão ético. Não estou aqui me propondo a assumir a defesa do Willy, até porque não tenho nenhuma relação de amizade mais próxima com ele e nem ele precisa de defensores. Mas solidaziro-me com o ex-presidente do PMN e, por extensão, com a colônia japonesa, também ofendida com manifestações como esta grafada entre aspas no título do post.
É inaceitável qualquer tipo de manifestação preconceituosa, ainda mais quando na raiz do preconceito está a questão étnica.

Comentários

Anônimo disse…
Admirável vc ter escrito isso, Messias!!! Quem escreve isso do Taguchi é o bandido que escreve o blog anônimo Notícias da Província (Willy escreveu isso pra ele). E vc linkou o NP no seu blog, ou seja, como vc pode ficar indignado com isso? Vc ajuda dar repercussão às barbaridades que aquele criminoso escreve.
Anônimo disse…
Vc Messias, foi muito lúcido na avaliação do que o Taguchi disse. Quero externar a minha satisfação em saber que vc, apesar de estarem em posições políticas diferentes, não deixou passar batido o desabafo do Taguchi em que pessoas que não o conhecem não tem idéia do seu comportamento e da sua maneira de lidar com a política e com a vida. Se falam mal do Taguchi, se o ofendem, deve ser por algumas picuinhas políticas e não levam em consideração a sua pessoa. Quem o conhece de perto sabe do que estou dizendo.
Parabéns Messias pela postura no seu blog onde busca sempre a verdade. E o Taguchi tem razão: somos todos brasileiros.
Anônimo disse…
Messias, voce sabe o apreço que tenho pela sua conduta, suas opiniões e seu caráter.
Trabalhei na prefeitura quando esse ser nefasto era vice-prefeito. Voce não o conhece no íntimo e vitaminado pelo poder. É incrível como ele é capaz de esconder esse seu lado. Mas, pergunte para o pessoal da Fazenda, setor de IPTU e ISS. "
E um grande farsante. Lógico que não aprovo a pessoa que tirou o PMN dele. É um gangster. Mas o sr free uili taguxi vendeu a candidatura batista para os barro$, nomeou o administrador de floriano, o joão porri, e ainda controla um vereador marionete da camara. Então, qual o espírito democrata? Inimigo dos barro$, em publico e negociador com eles, no privado. Como os verri. Messias, sou pouca coisa mais novo que voce. Mas, nós dois, já vimos tantas coisas depois de nossa jovem democratização, que não dá mais pra botar a mão no fogo por ninguém. Ou voce acredita que o senador simon é santo? O filho acabou de sair do governo da Yeda. Porque será? Vem muito chumbo lá. Abraços e obrigado pelas referencias ao site e oportunidade de todos manifestarem suas opiniões.
Inconformado.
Maria do Carmo disse…
Messias,

respeito muito teu trabalho e te admiro como jornalista, mas nao vejo as criticas ao Willy Taguchi por sua descendencia. A critica se foca em seu passado politico e seu presente que diz muito sobre o futuro: é lamentavel ver uma pessoa se perder desta forma, com partidos de aluguel e com praticas antidiluvianas!
Wilson Rezende disse…
criticamos o Willy Taguchi pelo seu passado e presente politico ou seja pela sua trajetória pifia e decadente de politico, além de ser um grande demagogo.
Enio Yamasaki disse…
Messias,

vc percebeu que o Taguchi escreve em seu post:
"Carecas, alemães, brancos, negros, índios, somos todos brasileiros."
Desde quando CARECA é grupo etnico?!? Este caro envergonha a comunidade nipônica!
Anônimo disse…
vc Enio deveria ser mais atento ao que o Taguchi disse. Quando falou em "careca" é porque costumamos nos referir a algúem desprovido de cabeleira, e isto também é preconceito. Assim como gordo, magro, etc...e se vc se atentar bem deve ter sido uma pessoa com ausência de cabeleira que está por trás do embróglio no PMN. É só parar e pensar. Quanto aos menos desavisados sobre a pessoa do Willy, estão falando aquilo que não conhecem. Falam coisas sem no mínimo conhecer um pouquinho da vida do Taguchi. São os verdadeiros urubus de plantão que vivem apenas preocupados com a vida de outros, sem notar o como mediocre são as suas.
João Alfredo disse…
O anonimo das 2:22 só pode ser o Willy!

Postagens mais visitadas deste blog

Representação absurda

"Os conselheiros do Tribunal de Contas do Paraná julgaram improcedente a denúncia contra o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi (PMDB), e o ex-presidente do Serviço Autárquico de Obras e Pavimentação, Valdécio de Souza Barbosa, oriunda da 2ª Vara Cível. Eles foram acusados de descontar contribuições dos servidores e não repassar de imediato à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais (Capsema) e o Ministério Público queria a devolução do dinheiro e multa. O TCE entendeu que não houve má-fé ou dolo na conduta da prefeitura e do Saop. Na justiça comum, o ex-prefeito também teve ganho de causa". . Do blog do Rigon PS: a representação contra o ex-prefeito e o então presidente do Saop foi feita junto ao Ministerio Publico pela diretoria da Capsema. E sabem por que? Porque em dezembro de 2004, a Prefeitura estava com o caixa vazio e o prefeito precisava pagar o funcionalismo, inclusive o 13º. Aí usou o dinheiro que deveria repassar para a Capsema

Demora, mas chega...

 Estou ansioso pelo blog, que está demorando por conta da demanda de trabalho da equipe que está montando. Hoje recebi a notícia de que está sendo finalizado e entra no ar ainda esta semana. Pretendo atualizá-lo o tempo todo - de manhã, de tarde e de noite.